Pras coisas ficarem exatamente como eu quero só falta uma coisa: eu parar de dar prioridade a namoros e pensar mais em minha vida profissional.
sábado, 30 de maio de 2009
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Mentiras
Estava lendo um e-mail que recebi e, ao mesmo tempo, na rádio tocava "Mentiras" de Adriana Calcanhotto. Uma parte me chamou atenção:
"Nada ficou no lugar
Eu quero entregar suas mentiras
Eu vou invadir sua alma
Queria falar sua língua..."
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Se jogue.
"O pensamento é o ensaio da ação", diz Freud. O problema é quando as pessoas pensam demais e atuam de menos. Tem até uma música de Tim Deluxe, que adoro por sinal, cujo nome é "Less talk, more action", super a ver com o dito acima. Eu sei que pensar é mais confortável que agir, afinal, você pensa o que quer (será?), tendo controle de tudo (hum?), enquanto o brinquedo "sair pela porta de casa e viver" tem o preço caro do ingresso: perda de controle. E como é ruim não ter controle sobre as coisas. Quanta angústia é viver num mundo "fora da ordem". Lembro muito bem, numa de minhas sessões de análise, minha analista comentando das fantasias, de como somos governados por elas. Lembro que fiquei intrigado e questionei:
- Sei lá...
- Sei lá?
- Eu sei. É estranho pensar que uma fantasia, algo criado pela mente, pode interferir tanto em minha vida.
- Interfere Olavo. Você não imagina o quanto.
E não imaginava mesmo! Foi algo parecido com isso, mas foi importante, um dos momentos de quebra de paradigma. Me intrigava imaginar que uma coisa inventada por nós mesmos poderia direcionar nossas atitudes , comportamentos e nossos próprios pensamentos posteriores. Essa é a beleza da psicologia, ao meu ver. Perceber que ali, naquele pequeno e aparentemente insignificante instante, muita coisa pode ser mudada. É parar pra perceber que são as sutilezas que vão nos construindo, os pequenos grãos de poeira que se juntam é que fazem o que nós somos hoje. E é exatamente me ver em análise, tirando grão por grão e olhando pra eles com uma lupa, é que me deixa fascinado. Como um pequeno grão pode ser tão significante. Sem contar na beleza de ver as outras pessoas (nossos pacientes) percebendo seus grãos e os examinando também. Com isso, posso voltar nas minhas perguntas iniciais, as que estão em parênteses.
Será que você pensa o que você quer?
Será que temos controle de tudo que nos envolve?
Nem... Freud já disse que não há 100 anos atrás. Bestão quem ainda acredita nisso e prefere viver pensando do que agindo. Portanto, pague seu ingresso e se jogue no jogo da vida.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Me cansa.
Boas vibrações atraem boas vibrações. Boas notícias nos tornam felizes. Pensamentos, idéias, ações, reações. Todas surgem do nada (nada?). Pessoas surgem do nada? As pessoas que você conheceu, ou que conhecem, ou que conhecerão, surgiram(ão) do nada? Por que esta música me toca hoje? Por que escrevendo fico aliviado? Por que ele se omite enquanto eu quero falar? Por que sua foto me incomoda? Por que não? O que acontece quando você sente que ama alguém? Será que aquele pensamento de ter uma ação de falar que ama outrem é um pensamento real de amor? Ou é mais uma ilusão? Mas será que a ilusão não é real? Afinal, se é de ilusão que vivemos, então ilusão é vida. Ou apenas faz parte dela? E será que foi a hora certa? Mas se foi a hora certa, por que estas dúvidas na cabeça hoje? O que é certo, é certo. E se é certo, não tem dúvida. Correto? Interpretar as entrelinhas da vida me cansa.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Mudanças
Prestes a completar 24 anos, estou a fazer mudanças sutis no blog. Mudei o layout, já que aquele outro não estava me agradando mesmo, a foto e a frase que coloco. "O pensamento é o ensaio da ação". Frase esta que cabe muito bem aqui no blog, afinal, eis aqui o despejo de meus pensamentos. E ouvindo a música que mais tenho ouvido nestes últimos dias (Keane) o relógio marca meia noite e um novo dígito aparece.
Ter 24 anos será decisivo, espero eu. É a idade em que me formo, ato este que trará grandes mudanças (espero eu). Bom, não estou conseguindo me concentrar aqui não, com um bando de gente me dando parabéns no msn. Depois posto mais.
Ter 24 anos será decisivo, espero eu. É a idade em que me formo, ato este que trará grandes mudanças (espero eu). Bom, não estou conseguindo me concentrar aqui não, com um bando de gente me dando parabéns no msn. Depois posto mais.
Assinar:
Postagens (Atom)