quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Plagiando "V de Vingança"

"Remember, remember, the September 24th, 2008."

É o dia em que atendi minha primeira paciente como "psicólogo"!!! E foi ótimo!!! Lógico, tive que controlar minha ansiedade, pra não ficar perguntando tudo que aparecia no discursso dela. Talvez tenha falado um pouco demais do que deveria (talvez, ainda vou ter supervisão pra verificar isso). Mas, para mim, foi mais que satisfatório. Consegui estabelecer uma transferência satisfatória, consegui deixá-la mais calma durante a sessão (ela chegou muito tensa e chorando um pouco).

Mas teve uma parte engraçada na sessão. Engraçada e que me deixou pensando muito na hora:

Paciente: Você é psicólogo?
Eu: Não, eu sou estudante quase formando.
(tempo...)
Paciente : E psicólogo conversa?
Eu: Claro que conversa... porque não?

Foi uma situação relativamente fácil de lidar, mas que me fez, naquela hora, ficar questionando coisas como "será que não tive uma posição adequadamente profissional?" ou "será que ela não está me vendo como um psicólogo?" ou "será que ela apenas achava que psicólogo não fala, como muitos acham, e se surpreendeu por me ver conversando com ela?". Enfim, é o bom e velho (e difícil) manejo da transferência. Ainda estou longe para dominá-lo, mas com o tempo vou aprendendo. :)

4 comentários:

O Menino que Voa disse...

eh a mesma pergunta que me fazem: "comissário COME?". Da minha boca, sai "claro". Na minha cabeça fica "...beija, mija, caga e trepa!".

Paulo Henrique Basto disse...

Que bom, ser profissional e lidar com gente eh bom, mas tem esses pontinhos... mas nada como um tempinho pra fazer as coisas funcionarem bem bem :) E sobre ela não saber que psicólogo fala... Pergunta o que a mídia mostra deles por aí... ou loucos, ou mudos.. ehehehe

Proud of you ;)

Ph

Dani disse...

"ou loucos, ou mudos"... hauhauhaha

Gosteiiiii!!!!!

Owww Olavinhooo, vc é meu heróiiiiiiiii!!!!!!!!

Mas "não se afobe não que nada é pra já"...

Beijocaaaaaa meu psicólogo falante!!!

Nani disse...

Tô stressada com seu blog!!!
Fiz um big comentário e ficou dando erro várias vezes.. gr! Me retei e sai... Tô voltando hoje, espero que eu consiga comentar"

PRONTO... DESABAFEI! :p
heuaheuaheauheauehaueh!!

Eu acho que vc foi MARA, gato! E repito tudo que eu já te disse: vc eh o grande outroo! si si si! :)

A cada encontro a gente vai aprendendo mais e mais, como diz Flora, vamos dançando com nossos pacientes/clientes! O importante é ter coerência no que a gente tá fazendo, isso eu sei que vc tem de sobra!

Tô muito stressada ainda, meu outro comentário era culto e engraçado! Mas esqueci tudo que eu tinha dito.. que meeeeeeeeerda! heuaheuaheuahe...

Beiiijooooo!!!