segunda-feira, 25 de maio de 2009

Se jogue.


"O pensamento é o ensaio da ação", diz Freud. O problema é quando as pessoas pensam demais e atuam de menos. Tem até uma música de Tim Deluxe, que adoro por sinal, cujo nome é "Less talk, more action", super a ver com o dito acima. Eu sei que pensar é mais confortável que agir, afinal, você pensa o que quer (será?), tendo controle de tudo (hum?), enquanto o brinquedo "sair pela porta de casa e viver" tem o preço caro do ingresso: perda de controle. E como é ruim não ter controle sobre as coisas. Quanta angústia é viver num mundo "fora da ordem". Lembro muito bem, numa de minhas sessões de análise, minha analista comentando das fantasias, de como somos governados por elas. Lembro que fiquei intrigado e questionei:

- Sei lá...
- Sei lá?
- Eu sei. É estranho pensar que uma fantasia, algo criado pela mente, pode interferir tanto em minha vida.
- Interfere Olavo. Você não imagina o quanto.

E não imaginava mesmo! Foi algo parecido com isso, mas foi importante, um dos momentos de quebra de paradigma. Me intrigava imaginar que uma coisa inventada por nós mesmos poderia direcionar nossas atitudes , comportamentos e nossos próprios pensamentos posteriores. Essa é a beleza da psicologia, ao meu ver. Perceber que ali, naquele pequeno e aparentemente insignificante instante, muita coisa pode ser mudada. É parar pra perceber que são as sutilezas que vão nos construindo, os pequenos grãos de poeira que se juntam é que fazem o que nós somos hoje. E é exatamente me ver em análise, tirando grão por grão e olhando pra eles com uma lupa, é que me deixa fascinado. Como um pequeno grão pode ser tão significante. Sem contar na beleza de ver as outras pessoas (nossos pacientes) percebendo seus grãos e os examinando também. Com isso, posso voltar nas minhas perguntas iniciais, as que estão em parênteses.

Será que você pensa o que você quer?
Será que temos controle de tudo que nos envolve?

Nem... Freud já disse que não há 100 anos atrás. Bestão quem ainda acredita nisso e prefere viver pensando do que agindo. Portanto, pague seu ingresso e se jogue no jogo da vida.

Nenhum comentário: